COMO ORGANIZAR A SUA MUDANÇA?
Todos nós sabemos que mudar de casa é cansativo e desgastante, por isso quase ninguém gosta de fazer mudanças. A inexperiência e a impaciência são uns dos factores que contribuem para que uma mudança se torne uma grande chatice: na hora da mudança partem-se objectos, danificam-se móveis, perdem-se utensílios, entre outros constrangimentos. Queremos não apenas ajudar-lhe a mudar de casa, mas também queremos de alguma forma fazer parte dessa nova etapa da sua vida, por isso deixamos abaixo alguns conselhos úteis que podem fazer toda a diferença na hora de fazer a sua mudança.
Deixamos-lhe alguns conselhos que podem fazer muita diferença na hora de fazer a sua mudanças, tornando-a muito mais prática e simples:
1. Comunicar Alteração da Morada
Solicite à Companhia da Água, Electricidade, Telefone e Gás o corte desses serviços logo após a sua mudança.
Solicite a transferência do seu processo clínico e do médico de família (caso tiver) para o Centro de Saúde da sua área de residência.
Informe com antecedência o seu banco, as finanças e as seguradoras da sua nova morada, evitando assim desvios de correspondências
Caso seja proprietário de alguma viatura, altere a sua morada no livrete e na carta de condução.
2. Antes de Mudar
Marque a sua mudança com alguma antecedência, de modo a ter tempo suficiente para embalar os móveis e tratar de todas as burocracias, tais como: comunicar às Finanças a sua nova morada, solicitar o corte de gás, internet, etc.
Evite marcar a sua mudança para um dia que seja uma data comemorativa, como festas locais.
Coloque todos os seus documentos pessoais, papéis importantes e jóias numa caixa e separe-a de tudo o resto. Esses pertences deverão ser levadas consigo.
Se tiver uma cómoda ou baú com roupas não é necessário esvaziá-las, pois podem ser transportadas com roupas no interior. No entanto, devido ao peso e a dificuldade de transporte, essa recomendação aplica-se apenas as cómodas/baús de pequenas dimensões, ou seja, cómoda/báu de médias e grandes dimensões, devem ser esvaziadas antes do transporte.
Avise o senhorio e o porteiro da nova residência do dia da sua mudança.
Os alimentos no frigorífico/arca devem ser consumidos ou o frigorífico deve ser desligado e limpo pelo menos 24h antes da mudança.
As caixas devem estar devidamente etiquetadas, por exemplo com um número e deve ser criada uma lista especificando todos os itens que cada caixa contém. Ao embalar, coloque ‘frágil’ nas caixas com objectos que necessitem de uma maior atenção no transporte.
- Separe a roupa, roupa de cama, toalhas de mesa e todos os bens essenciais que vai precisar quando chegar à nova residência;
- Separe os materiais de limpeza (vassouras, baldes, produtos de limpeza, etc.) para poderem ser usados no fim da mudança;
- Se tem móveis que vão para outro destino diferente da mudança deixe tudo separado e etiquetado.
3. Dia da Mudança
No dia da mudança esteja presente ou peça alguém da sua confiança que esteja no local da recolha dos móveis para responder a qualquer dúvida dos funcionários da Lana Mudanças.
Antes de partir verifique todos os cómodos da casa para certificar que não ficou nada esquecido nos quartos ou nos roupeiros. Confirme com os colaboradores da Lana Mudanças se os mesmos tem a morada correta da sua nova residência bem como o seu contacto.
Esteja presente durante a entrega dos seus bens e indique aos colaboradores onde os mesmos devem ser colocados. Verifique com cuidado o estado de todos os seus bens depois de desembalados. Se houver danos ou se faltar alguma coisa, comunique de imediato a Lana Mudanças.